terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Emagreça bem com musculação ou ginástica localizada

Se você quer enxugar o corpo e está pensando em riscar a musculação da agenda para abrir mais espaço para as atividades aeróbicas, pense duas vezes. Os exercícios com carga são importantes para perder gordura e fundamentais para você continuar em forma. Porque?
A balança aponta o mesmo peso de antes. Mas seu jeans favorito está mais justo a cada dia. Infelizmente, o problema não está na calça, mas em você.
Como a gordura pesa menos do que os músculos, o ponteiro da balança não mostra a diferença. Em compensação, o volume dos quadris e barriga cresce em virtude da gordura acumulada  já que ela ocupa mais espaço que a massa magra. Por isso, é a roupa e não o ponteiro da balança que acusa o problema. Até os 25, 30 anos, nossos músculos estão programados para crescer. A partir daí, esse processo estaciona. “No caso dos músculos, se o estímulo é baixo, eles entram em processo de atrofia e perdem volume”, explica Rodrigo G. Dias, fisiologista do exercício e pesquisador da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo.
Quero esclarecer como podemos acelerar nosso metabolismo com a pratica da musculação fazendo nosso orgânismo queimar gordura constantemente, até em repouso, então vamos lá.
 
O que acontece no corpo
Menos massa magra (músculo) é quase sinônimo de mais massa gorda (gordura). “Quanto maiores os músculos, mais açúcar e gordura são necessários para mantê-los ativos”, diz Rodrigo. Por outro lado, se perdemos massa magra, o nosso metabolismo cai e as calorias em excesso acabam armazenadas na forma de gordura. E a massa gorda, ao contrário da magra, tem metabolismo baixíssimo.
Algumas pessoas erroneamente acreditam que exercícios não valem a pena o esforço por causa do pequeno número de calorias gastas. Por exemplo, andar queima aproximadamente 5 calorias por minuto. Devido ao fato de ter 7700 calorias em um quilo de gordura, iria parecer que você teria que andar 25 horas e 36 minutos para perder 1 quilo de gordura.
A grande falha está em se prender na quantidade de calorias gastas durante o exercício, pois também é muito importante pensar nos efeitos posteriores quando o metabolismo está acelerado. Pode ter certeza que mesmo quando moderado o exercício acelera o metabolismo (alimentação também ajuda). Nesse caso efeito residual do exercício, é o maior responsável pela queima de calorias e não a própria prática, chegando a queimar 3 à 8 vezes mais calorias horas depois.

Músculos fortes, gorduras off
Você não pode perder gordura sem que os músculos a queimem, eles tem têm enzimas muito específicas que queimam apenas gordura.
Pesquisas demonstram que pessoas que se exercitam regularmente têm essas enzimas em maior quantidade no organismo do que pessoas sedentárias.
Em outras palavras, os exercícios aumentam a habilidade do seu corpo queimar gordura de forma mais eficientemente. Isto significa que quanto mais você se exercitar, quanto mais você usar seus músculos, mais dessa enzimas seus músculos irão desenvolver para queimar mais gordura.
Já que cada quilo de músculo requer 110-220 calorias para se sustentar e que a gordura é queimada quase que exclusivamente pelos músculos, manter seus músculos fortes torna-se crucial para perda de gordura.
Os exercícios requerem que você use seus músculos, o que te permite manter (ou ainda aumentar) a quantidade de músculo que você tem. Não fazendo exercício, você irá perder músculo e reduzir sua habilidade de queimar gordura. Então não tem porque esperar, mesmo que você “ache” que não precisa (porque todos precisamos) tem o corpo esbelto, não espere o bumbum cair ou o bíceps sumir para treinar com carga.
Ouço pelas academias muitas reclamações e até rejeição referente a musculação ou exercícios de resistência muscular e olha que isso parte principalmente das mulheres. Se esse é o seu caso saiba que existem outras alternativas como as aulas de localizada que aparece em diversos nomes nas academias por ai: Local Carioca, Body Pump, Sculp, enfim, também as aulas de musculação em grupo caso você não goste de ficar de um aparelho para o outro, esperando o intervalo passar e contando cada repetição…
Tenha sempre em mente que até os 40 anos, basta um pouco de estímulo para recrutar todas as fibras disponíveis e prevenir a atrofia. “O exercício com peso não só impede a desativação das fibras como pode incentivar o aparecimento de novas”, fala Rodrigo.
O esforço que fazemos ao levantar e abaixar a carga rompe as fibras dos nossos músculos, que são refeitas mais tarde, em repouso. Mas como nosso organismo é esperto e quer prevenir futuras perdas, ele adiciona um pouco mais de volume a essas fibras, provocando o aumento da massa magra.
Depois dos 40 anos, começa o declínio definitivo de massa magra, que pode chegar a 50% do total de músculos na terceira idade. “Cada neurônio do sistema motor rege cerca de mil fibras musculares. Se elas não são usadas, o organismo entende que não há motivo para gastar energia para mantê-las. Assim, o neurônio morre e as fibras desaparecem para sempre”, explica Rodrigo.

Mudando o Metabolismo
Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).
Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde se usa o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.
Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta. Portanto, se temos uma rotina na musculação, aumentamos a massa magra e esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura, isso quer dizer que, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.
Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de conseguir) consome 15 kcal extras por dia só para se recuperar do exercício. Em longo prazo (mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária para acelerar o metabolismo e isso vai tornar o resultado mais rápido.
Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança. Afinal, você prefere emagrecer e ficar com flacidez e fraco ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável?
Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação física e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.

Agora é só começar a treinar. Então, bom treino a todos.

 Fonte: http://corpoemfoco.com.br/2010/05/emagreca-bem-com-musculacao-ou-ginastica-localizada/

Inspirações





P.S - Sei que acontece com todos os blog....mas quando vier comentar algo como uma critica, faça uma critica contrutiva, algo que possa ser utilizado e melhorado, não vem aqui critica, so por critica, se acha que o blog é sem conteudo, somente com fotos de mulheres bonitas e saradas, que a gente nunca vai chegar nesse objetivo, então não comenta, pq essa pessoa que comentou isso não tem foco, determinação. Antes de critica so por critica, me pergunta o pq posto isso, qual meu objetivo, o que eu quero fazendo isso...me pergunta pq tenho o blog...cada um tem um objetivo...

ENTÃO SO A FAVOR DA CRITICA, MAS AQUELA CRITICA CONSTRUTIVA, QUE VAI ME TRAZER EVOLUÇÃO E MAIS SABEDORIA, A CRITICA QUE VAI ME FAZER PENSAR AONDE ESTOU ERRADO, A CRITICA COM SABEDORIA, QUE NOS FAZ PENSAR E EVOLUIR, CRESCER, CRITICA DE TROCA DE INFORMAÇÕES. POIS TODOS ERRAM E A CRITICA SERVE PARA NOS AVALIAMOS, MAS NÃO VEM CRITICA POR CRITICA...

QUERO CRITICAS, RESPOSTAS, INFORMAÇÕES,  POIS ISSO FAZ UMA PESSOA CRESCER...
 

17 comentários:

  1. por isso eu não largo nunca minha musculação..
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Critica sempre sempre tem.. E esse povinho que critica sem base nenhuma merece engordar 18 kg, pronto, falei!
    Cada um é cada um, e eu adoro o blog!
    Hunf!
    ps: queria taaaanto fazer musculação, eita nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior que é Scheee...to contigo..shaushauhsaushuahsa 18 kg e pronto!!! Falei tbm...ahsauhsaushauhsauhsua


      pq tu não faz musculação???

      Excluir
  3. Musculação é tudo de bom!!
    E não liga pra essas críticas, ignora!!

    beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as vezes é dificil ignorar neh....


      beijos
      obrigada

      Excluir
  4. Seu blog é otimo.... sem conteudo são as meninas que criticam,,,,,

    Continue colocando as fotos pq me anima a treinar quando vejo......rs

    Bjus bjus bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeuuuu Jessica, é muito bom saber que tem gente que gosta e se anima assim como eu!!!!

      Beijos

      Excluir
  5. musculação é vida!

    esse povo que só criticaa e nem sabe de nada.. af...


    força lindaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. musculação é tudoooooo....

      bora segui neh..
      beijos

      Excluir
  6. O que seria da gente sem as fotos de motivação da, Kaka? Fala sério =P

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post Kaka, pelo menos essas criticas te renderam um belo post né?
    bjoo

    ResponderExcluir
  8. impossível agradar td mundo neh
    lindo shape da modelo de azul.quem eh?

    ResponderExcluir
  9. Faço ginastica localizada 2 vezes por semana e musculação também 2 vezes , pois fico dia de "descanso" , sera que foi ter resultado se meu objetivo e definição ? ou devo fazer musculação 3 vezes por semana ?

    ResponderExcluir