quarta-feira, 13 de março de 2013

O LEITE!!!


"O leite do supermercado é rotulado, por muitos (inclusive a maioria dos médicos e nutricionistas), como um alimento quase perfeito, muito necessário para o desenvolvimento dos ossos e dentes; tudo isso por conta do cálcio na sua composição.
Quem já não ouviu que a criança precisa tomar bastante leite para evitar o raquitismo, enquanto que o adulto e o idoso devem ingerir muito leite para evitar a osteoporose? E que a proteína do leite é boa para o crescimento saudável?
Tomar leite de supermercado não previne osteoporose. Está provado. Em um estudo científico enorme realizado pela universidade de Harvard, nos anos 90, e que recebeu o nome de Harvard Nurses Study, foram estudadas mais de 70 mil mulheres, e a conclusão foi estarrecedora: aquelas que tomavam pelo menos dois copos de leite ao dia, tinham significativamente mais osteoporose que o grupo que tomava um copo por semana.
Como pode ser?
Terá a ciência modificado seu conceito sobre o leite?
Ou terá o leite se modificado?
Pois é… foi o leite que mudou!
Existe uma grande, imensa diferença entre o leite tomado puro, recém-saído da vaca (ou da cabra, cavalo etc) e o leite de supermercado..
O leite de supermercado é pasteurizado. Homogeneizado. Centrifugado. Clarificado. Filtrado. Bactofugado. Tratado à vácuo. Aquecido e reaquecido várias vezes. Só então ele alcança as gôndolas do mercado. Isso quando ele não é desnatado. Ou desidratado (em pó). Ou ambos.
A importância das enzimas presentes nos alimentos está começando a ser estudada só agora, pela ciência de ponta. A pasteurização do leite destrói as suas enzimas. Uma delas, a fostatase, é essencial para a absorção do cálcio. Agora, me responda: de que adianta o leite conter cálcio, se a sua absorção está prejudicada? Na prática, tudo se passa como se esse leite fosse pobre em cálcio! Você já reparou que a osteoporose está atacando pessoas cada vez mais jovens?
Outra enzima presente no leite, a lipase, é útil para a absorção dos ácidos graxos (gorduras). Porém, é destruída pela pasteurização. A enzima galactase, importante para a digestão do açúcar do leite (que recebe o nome de galactose), é perdida. A catalase, peroxidase, diastase… todas as enzimas que facilitam e propiciam a utilização dos nutrientes desaparecem. Os próprios nutrientes do leite se alteram ou são destruídos com a pasteurização e o processamento industrial. Por exemplo: Você, que sempre acreditou nos benefícios do leite, rico em cálcio, aos dentes, precisa levar em conta que a destruição e alteração de outros de seus nutrientes, pelo processamento industrial, acaba causando um efeito radicalmente inesperado.
O Dr. Ralph Steinman, professor emérito da faculdade de odontologia da Universidade Loma Linda na Califórnia, realizou num estudo científico em ratos, dividindo-os em 3 grupos: o primeiro, alimentado com ração normal, teve menos de uma cárie, em média, ao longo da vida. O segundo grupo recebeu uma alimentação recebeu numa dieta repleta de açúcar, e apresentou uma média de 5,6 cáries por rato, ao longo da vida. Mas o terceiro grupo foi alimentado com leite pasteurizado homogeneizado, e apresentou 9,4 cáries por rato, em média. A propósito, o processo de formação de cáries é idêntico em ratos e seres humanos. Se o leite industrializado faz isso com os dentes, imagine então os ossos!
Agora, imagine as crianças, que além de leite industrializado, consomem avidamente chocolate, brigadeiro, leite condensado, bolacha, batata frita, macarrão e outras fontes de açúcar!!! O pior é que esse péssimo hábito é reforçado pelos pais, pela escola, pelos buffets infantis, pelos avós, enfim, por todo mundo! A saúde dos dentes reflete a saúde do organismo como um todo. Dentes ruins são sinal de saúde ruim. Hoje em dia, os cardiologistas já comprovaram que a aterosclerose e as cáries andam de mãos dadas. Ambos os processos fazem parte de um mesmo estado degenerativo. A única diferença é que as cáries aparecem primeiro.
Você percebe?
Não basta apenas o cálcio.
O leite cru possui uma série de nutrientes, alguns dos quais ainda não foram nem sequer isolados e identificados pela ciência, mas cujos efeitos podem, sim, ser observados após a perda ou alteração desses nutrientes pelo processamento industrial. O leite contém um açúcar chamado lactose. Por sinal, em grandes quantidades. Se o leite for cru, essa lactose não possui o efeito destrutivo do açúcar comum (sacarose), pois é absorvido bem mais lentamente e, assim, não sobrecarrega o pâncreas na produção de quantidades excessivas de insulina.
Por outro lado, se o leite for pasteurizado, a coisa muda: o aquecimento a altas temperaturas transforma a lactose em beta-lactose, que é um açúcar muito mais rapidamente absorvido pelo organismo, resultando em picos excessivos de insulina e sobrecarga do pâncreas. Quando essa insulina acaba de cumprir o papel de livrar o sangue do excesso de açúcar, ela permanece na circulação por mais um tempo, desta vez retirando açúcar necessário ao bom funcionamento do cérebro e do organismo. O organismo reage imediatamente a essa baixa anormal de açúcar, provocando uma sensação de fome. Fome por alguma coisa que reponha rapidamente esse açúcar, como por exemplo, um doce, ou quem sabe, mais leite. A coisa vira um ciclo, uma espiral, uma bola de neve. Um dos resultados é a obesidade, que por sinal, está se tornando uma epidemia.
Outro resultado é a enxaqueca, depressão, ansiedade, crises de pânico e desequilíbrio hormonal (e suas conseqüências). O processo de homogeneização do leite consiste em filtrá-lo sob alta pressão, de modo a reduzir ao máximo o tamanho dos glóbulos de gordura que nele contém, de modo que o leite não separe, ou seja, não forme nata. Fique sempre homogêneo. Esses glóbulos de gordura possuem uma membrana externa, microscópica, constituída por uma certa proporção de proteínas e gorduras. Com a homogeneização, ocorre um aumento brutal na área de superfície desses glóbulos de gordura, a perda da estrutura original das membranas desses glóbulos e sua substituição por uma proporção bem maior de proteínas que no leite cru. Este fator pode ser um dos responsáveis pela tendência do leite industrializado a provocar alergias.
As proteínas do leite, como a caseína, lactoalbumina e lactoglobulina, são estruturas químicas complexas que, quando aquecidas além de 46 graus, começam a sofrer um processo chamado desnaturação. Esse nome é ótimo, porque diz tudo. Com a pasteurização, Elas perdem (des) o seu estado natural (naturação) e se tornam substâncias estranhas ao organismo de quem as ingere. Quando entramos em contato com elas, nosso sistema imunológico as reconhece – em maior ou menor grau – como se fossem corpos estranhos! Quando é em maior grau, o indivíduo tem sorte, pois já sabe que, se tomar o leite do supermercado, sofrerá uma série de reações intensas (digestivas e outras). Quando esse reconhecimento é em menor grau, como no caso da maioria das pessoas, as reações não são visíveis, nem óbvias, mas acontecem. Um sistema imunológico voltado, ainda que em baixo grau, para uma reação inútil contra estruturas do leite de supermercado, está passando por uma sobrecarga desnecessária. E constante, naqueles indivíduos que fazem uso quotidiano desse leite. O sistema imunológico é quem comanda a regeneração e cura das doenças. Um sistema imunológico sobrecarregado não combina com nenhum tipo de melhora!
Tente você também.
E tem mais: essa reação do sistema imunológico, por menor que seja, é uma reação denominada inflamatória. Acompanhe o raciocínio: Qualquer dor, inclusive a dor de cabeça, compreende, entre outras coisas, no seu mecanismo, uma inflamação. Se você, além de sofrer de dores de cabeça, consome, sistematicamente, algum ingrediente que pode causar uma resposta inflamatória do corpo, estará criando um estado pró-inflamatório no seu organismo. Fica muito mais fácil ter dor!
O leite de supermercado pode predispor a doenças auto-imunes, pois os anticorpos voltados contra as estruturas do leite podem, “sem querer”, reconhecer estruturas do nosso próprio corpo (articulações, pâncreas e outros órgãos e tecidos) como se fossem as estruturas do leite. Nessa hora, você começa a ser atacado pelos seus próprios anticorpos. São as assim chamadas doenças auto-imunes.
Bebês que, nos primeiros 6 meses, se alimentam com leite pasteurizado em detrimento do materno, têm maior incidência de infecções respiratórias, diarréia, pneumonia, infecções de ouvidos, e outras doenças bacterianas e virais. Há até cientistas correlacionando a ingestão de leite pasteurizado no primeiro semestre de vida, com o aparecimento maior de doenças do sistema imune, por exemplo, diabetes, colite ulcerativa, doença celíaca e outras, em comparação aos não-consumidores de leite de vaca.
Por que, então, consumimos leite pasteurizado?
A resposta é simples: Propaganda, propaganda e propaganda.
A última moda, agora, é o leite ultrapasteurizado. Dê uma olhada em muitas caixinhas de leite de supermercado, e você poderá ver as letras UHT impressas no rótulo. UHT nada mais é que a abreviatura de Ultra HighTemperature – temperatura ultra alta. Pelo que você já leu até aqui, já dá para entender que isso não é uma coisa nada boa. Pesquisadores da Universidade de Washington, em 1960, ficaram interessados em resultados de estudos mostrando uma incidência maior de infarto em portadores de úlcera do estômago, e levantaram a suspeita de que o leite pasteurizado, utilizado na época pelos pacientes para aliviar seus sintomas de queimação, pudesse estar exercendo um papel nesse processo. Fizeram, então, um estudo estatístico ligando o consumo do leite à incidência de infarto, e que foi publicado na revista Circulation, volume 21, página 438. O estudo comparou a incidência de ataques cardíacos em consumidores quotidianos de leite pasteurizado versus não consumidores.
O resultado? Três vezes mais consumidores de leite tiveram ataques cardíacos, nos Estados Unidos. Na Inglaterra, seis vezes mais.
Quem levou a culpa? A gordura do leite. E assim, desnataram o leite. O mundo inteiro passou a consumir leite desnatado e alimentos com baixos teores de gordura.
Será que essa atitude levou a uma diminuição das doenças coronarianas? As estatísticas dizem que não.
Atenção, leitora: apesar do que você lê ou ouve, saiba que qualquer recomendação para diminuir o consumo de gordura animal não possui fundamento científico. As gorduras animais são substâncias biológicas estáveis, não se oxidam facilmente, não dão origem a radicais livres facilmente e, sobretudo, contêm nutrientes fundamentais, essenciais, vitais para a sua saúde e da sua família. As crianças, em particular, necessitam de um ótimo suprimento de gordura animal de boa qualidade, a fim de garantir o seu perfeito desenvolvimento físico e neurológico.
A que interesses atende o consumo de leite industrializado? Aos interesses de uma indústria multibilionária."
 
 
E vcs tomam leite??? não? sim? porque? e o Whey de vcs? com ou sem leite?2 pedrinhas de  gelo por favor...hehehe
 
Inspirações pra não perder o costume....
Ohhhh saudade daki fazia dias que não postava
 
 
 
 
Beijos *-*

 

21 comentários:

  1. Quando comecei treinar, o cara la falou que se eu quisesse secar era pra tirar leite e seus derivados do cardapio... ele é fisicultura sabe? hahahah nao sei falar... se é fisiculturismo, fisiculturor... ahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois eh....uns dizem que o leite e seus derivados são tudoooooo...outros dizem que não pode...ai jesus...se decidam...hehehe

      Excluir
    2. Assista no Globo Reporter de 13/03: Os beneficios do Leite!

      Excluir
    3. Assista no Globo reporter de 18/05: Leite, o Vilao das dietas!

      Excluir
    4. huasahsuahsuahsuahsuahsuahsua....um é os beneficios e outro o vilão...ohhh meu deus

      Excluir
  2. Eu tomo leite, amo leite com nescau, as vezes com café. Mas eu já sabia que leite não era tudo o que as pessoas comentavam..As industrias mudam aqui e ali, e no final nao fica mais saudavel tomar.
    Afeee amei essa foto da graciane, é ela ne?Mesmo dobrada nao tem pneu, nem nada..puro musculo..sonho meuuuu..
    Mas do jeito que eu to, ta dificil heim uahua
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloquei justamente esse foto, pq pelo menos eu quando dobra...pelo amor de deus...ashaushaushaushuasa

      Excluir
  3. eu bebo leite sempre, mas uma vez segui uma dieta da Dani Tamega que era pra cortar o leit e derivados...o whey fui instruida a tomar sem leite ssempre!!
    é fogo, cada um fala uma coisa, agente fica sem saber!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois eh é mtas controversias sobre o leite....q no fim a gente não sabe o que seguir...

      Excluir
  4. Bom, muito se fala do leite, né? Particularmente, eu acho que não é tão problemático assim (farei um curso onde vão falar disso e preciso estar presente pra crer mesmo hahahahahaha).

    Minha opinião: leite na dieta é uma coisa, leite com whey outra. Pelo que leio e estudo, a absorção do whey com água é muito mais rápida, tanto que tem nutris que recomendam o whey com leite antes de dormir (seria pra fazer o papel de uma caseína, por exemplo). Outros nutris dizem que usar whey com leite no pós treino é JOGAR DINHEIRO FORA, principalmente os nutris funcionais, mas aí é meio complexo, pq todo funcional quer tirar leite e derivados, além de glúten da dieta.

    Então, eu tomo whey com água mesmo, pois não acho o sabor ruim e pra mim funciona legal e leite uso no café da manhã, por exemplo, mas não é todos os dias. Tento revezar com outras coisas, por exemplo o "leite" de soja. Mas, recenetemente, fui num curso onde os profissionais disseram que não recomendam o leite de soja por inúmeros motivos, entre eles, interação com alguns nutrientes importantes para a tireoide. Já fiquei confusa hahaha.

    Ainda tem os nutris que recomendam leites de amêndoas, aveia e etc, mas isso é ainda muito caro para usar (bem mais que o de soja) e eu ainda não comprei por causa disso.

    Acho que não é o leite o PIOR dos alimentos de uma dieta, tem coisa muitooooo pior mesmo. Entãom acho que temos que ter bom senso, como tudo na vida! Às vezes tomo leite (sempre desnatado), iogurte e afins, outras vezes leite de soja... Tive bons resultados e por enquanto vai ficar assim.

    Sobre o comentário anterior que o fisiculturista mandou tirar leite e derivados da dieta: quem é dessa área acaba retirando porque diz que a pele fica mais grudada no músculo, que a barriga fica mais seca e coisas do tipo. Eu já testei ficar sem e não vi MUITA diferença. E dizem que isso só seria interessante pra quem é atleta mesmo, não ´pra meros mortais como nós hahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super otima mega resposta...ohhh depois que tu for no curso, da umas dicas pra nos...seria mto bom..

      Excluir
  5. Leite me faz mal, tanto o da vaca ou o desnatado do supermercado. Tenho gases e às vezes até diarreia, então não tomo, consumo cálcio de outras maneiras.

    Muito válida a informação, eu não sabia desse estudo sobre a osteoporose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma parente que tbm tem diarreia en função do leite...mas eu tomo ele a 25 anos e nunca e eu nada..

      Excluir
  6. Cruzes, que malvado o sr leite, heim! Tá loko! hahaha
    É foda acreditar nessas teorias divergentes q sempre surgem. Eu vou me posicionar como a Tássia, nem tão lá nem tão cá, nem vilão nem mocinho, o negócio é ter parcimônia!
    Já fiquei sem um tempo e sobrevivi mas tbm não senti grandes diferenças qnto ao inchaço. Depois voltei a tomar mas mto menos do q tomava antes, e vou continuar assim, uma vitamininha ou suco as veiz vo tomá mermo! hehehe

    =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm não sou uma megaaaaaaaaa fã de leite, gosto do meu café com leite....vai saber..

      Excluir
  7. O leite vilão e os beneficios! Pra dieta dizem que não é muito bom, mas eu não nego, adoro um leitinho!

    ResponderExcluir
  8. Quando tomo leite de manhã, sinto menos fome durante o dia. Já notei isso, mas não sei dizer, se ele vai atrapalhar meu emagrecimento. Vamos ver,no que dá.
    Acho que tudo em excesso faz mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente me sinto muito mais saciada quando tomo leite pela manhã....

      Excluir
  9. Ai, será que até o desnatado dá esse tanto de problema?! =/
    É a melhor proteína que eu encontrei pra tomar de manhã kkk anem =/

    ótimo post!
    beijos

    ResponderExcluir